sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Coisas estranhas da gravidez

A maioria das pessoas não sabe, mesmo que oiça muitas histórias... eu não sabia e até presto alguma atenção. Mas a atenção que se presta a uma grávida é sobretudo crítica. Ver se está mais gorda e pensar: "coitada, ela ficou deformada", ou "os pés escorregam-se-lhe das sandálias, tal é o inchaço",  ou "está cheia de manchas na cara", ou "precisava de pintar o cabelo" ou outras coisas que não sendo cruéis também não são extarordinárias como "finalmente ficou com mamas" ou mesmo "está com umas mamas óptimas, gigantes".

Isto é o que se vê. Depois há todo o resto que não se vê - e que eu desconhecia - e que se no início estranha-se, depois entranha-se e passa a ser habito.

1. O cocó preto, fruto do folicil e do folifer  - suplementos de ácido fólico e ferro. A primeira vez pensamos que se deve aos legumesque andamos a comer para ter aquela alimentação equilibrada. Passado pouco tempo percebemos que é uma constante.

2. Dores nas maminhas - é uma coisa absolutamente normal para a maioria das mulheres, porque acontece-nos todos os meses, só que estas são dores muito mais violentas, que impedem de nos deitarmos de barriga para baixo, mesmo nos primeiros mees quando ainda podemos. Essas dores vão passando ao longo dos meses até desaparecer definitivamente (estou nessa fase, 30 semanas, ou para mau entendedor sete meses).

3. Distrações - há quem diga que é a criança que rouba neurónios à mãe. Acho que não se trata de diminuir a nossa inteligência, mas o grau de concentração. A nossa atenção passa a estar focada em temas muito mais importantes do que onde colocamos as chaves de casa, a carteira que fica na estação de serviço, o telemóvel que fica na casa de uns amigos... enfim, coisas de somenos importância.

4. Inchaços dos pés (e outras partes do corpo) - é muito comum ficarmos com os pés inchados a ponto de carregarmos com um dedo e a marca ficar cravada na pele durante alguns segundos até minutos. São verdadeiramente incómodos. Os homens não percebem bem este fenomeno, mas acontece sobretudo depois de algum tempo em pé. As pernas ficam a doer e nalguns casos torna-se difícil dobrá-las. Não há que ter vergonha de fazer uma viagem num banco de trás com as prenas ao alto, ou com o banco esticado e as pernas no tablier.

5. Corpo esponjoso - há partes do corpo que se tornam mais redondinhas, mais "esponjosas"... são partes que deixamos de ver a partir do 4º mês, mais ou menos... nessa altura só pelo toque nos aprecebemos de como estão... estão iguais, mas mais redondinhas...

6. Calor - há muitas pessoas que tem muito calor muito cedo. Isso não me aconteceu, mas sei que acontece. agora estou a começar a ter mais calor, deve ter a ver com o estado avançado...

7- Sonhos - sonhos estranhos, às vezes sexuais, às vezes mórbidos. Já sonhei com uma mão dentro da minha barriga a agarrar-me um dedo. Já sonhei com coisas estranhissimas, pessoas que já não vejo há muito tempo, situações embaraçosas etc... sonho muito, e adormeço muito rapidamente. Acho que isso é o normal!

Faltam outras que depois junto...

Sem comentários: