sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Percentil "cresce cá fora"

Não fazia ideia do que era esta coisa do percentil. Sabia que era uma média, mas não tinha bem noção do que é que queria de facto dizer. Percentil 25 ou percentil 45 eram exactamente a mesma coisa, até chegar a minha vez de ver que a criatura desceu. Isso pode querer dizer que não a estou a alimentar suficientemente (como se estou uma bolinha?????)  Será que vai ser baixa? O que é que se está  a passar? Pânico de curta duração, porque a ignorância, felizmente, não têm raízes fundas. Afinal, crianças lindas, que mais tarde crescem, ficam fortes, saudáveis e desenvolvidas, quiçá até grandes, muitas vezes nascem pequenas em percentis que nem números têm. Respiro fundo.
Acalmo o pai. mas mantenho-me cismada, é certo.... porque no fundo eu cá sei que ela não está no percentil 50, como andou até agora...
Volto a ver blogs, sites, a falar com algumas pessoas - não ligadas à medicina e por isso ficam na dúvida como eu, mas não há meio de confirmarem as minhas piores desconfianças de um comportamento desadequado da mãe da criança em gestação, vulgo eu!  Em desespero de causa, volto-me para os médicos. acalmam as minhas ainda desconfianças e dizem que não, não tem mal, é mesmo assim. e no fim da minha, depois da insistência desafiam-me "olhe lá, mas o "pai da menina" é nórdico, altíssimo  e robusto"... ao que respondo... "bem, lá robusto"... e calo.me com o rabo entre as pernas e imaginar-nos um casal de pigmeus, percentil 5/15 a agradecer a Deus que a menina esteja acima.
Decidi: Cresce cá fora!

1 comentário:

Anónimo disse...

ahahahahah. estava tão preocupaa que agora a "menina" está no percentil 75/90 de altura.. ahahahaha